Em Produção

Hora do recreio.doc

Longa-metragem documental.

HORA DO RECREIO.DOC vai ouvir adolescentes cariocas sobre questões contemporâneas tanto através de uma abordagem documental quanto ficcional. Os alunos vão debater e dramatizar situações vividas (ou sonhadas) por eles.
A ideia do documentário é filmar a vida educacional, atividades diversas e em sala de aula, abordando realidades distintas do ensino fundamental e médio da rede pública.
Selecionadas as turmas, registraremos os debates de temas discutidos em sala de aula como o racismo, questões relativas às mulheres, sustentabilidade e meio ambiente entre outros temas.

O objetivo do documentário é tratar as discussões teóricas, que geralmente são apontadas por meio de estatísticas, através dos personagens que vivem essas questões. Assim, pretendemos mostrar as dificuldades e as possíveis saídas dos jovens brasileiros.

Proposta estética

A proposta é trabalhar com uma câmera de vídeo que não assuste os alunos. Assim, no decorrer vamos conseguir que durante os debates e as encenações os alunos pouco a pouco "esqueçam" que estão sendo filmados. Uma câmera na mão que vai seguir aquele que estiver se manifestando. Na pós-producao vamos ainda diferenciar o momento do debate da encenação na correção de luz. .Poderemos optar por ter cores mais dessaturadas na encenação enquanto os debates terão a cor mais viva como nos debates que vemos na televisão.

Na onda da Maré

Longa-metragem documental.

A proposta do documentário é mostrar a trajetória de treze atores/bailarinos do Rio de Janeiro, 14 anos depois. Todos vieram de favelas ou da periferia e participaram do filme "Maré, nossa história de amor", de 2008, dirigido por Lucia Murat e produzido pela Taiga Filmes.

"Na onda da Maré. A juventude do Rio dança!" vai utilizar material do filme e do making of (foram feitas na ocasião mais de 40 horas de filmagem em vídeo de testes e ensaios, material esse totalmente inédito) e entrevistas realizadas hoje. O que aconteceu com esses jovens? Temos algumas histórias exemplares como a de  Ingrid Silva que se tornou uma bailarina de importante companhia de Nova York ou a de Washington Salles, um jovem que fazia street dance e foi com uma companhia para a Franca, conseguiu um contato em Moscou e se tornou um modelo conhecido na Rússia. Também temos experiências difíceis como a do grupo de rap Nação Maré que não conseguiu se manter como grupo. Ou a incrível trajetória de Babu Santana, um ator que se contrapondo a todos os estereótipos fez inúmeros filmes e nesse último ano ficou conhecido em todo o Brasil pela sua participação no BBB20 para depois participar de novelas no horário nobre,

Além das entrevistas,  vamos utilizar material de arquivo pessoal dos entrevistados e materiais a serem feitos pelos próprios entrevistados com orientação da nossa direção e equipe.  Durante esses 15 anos muitos deles realizaram trabalhos audiovisuais ou trabalhos que foram filmados e que serão incorporados ao projeto.

A edição dos números musicais e as situações engraçadas de nossos entrevistados durante os ensaios em contraposição ao que eles vivem hoje vai permitir a realização de uma obra com grande capacidade de comunicação com o público.